← Back to portfolio

4 TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL QUE CHEGARAM PARA FICAR

A era da internet trouxe com ela a inovação rápida e continua. Novas formas de tecnologias nos são apresentadas todos os dias, assim como plataformas e aplicativos que facilitam a vida do usuário. Sendo assim, as empresas que utilizam  o Marketing Digital para se promoverem, precisam acompanhar as necessidades e comportamento de seus consumidores, sempre de olhos abertos para novas tendências.

Neste artigo irei lhe apresentar 4 tendências de Marketing Digital que chegaram para ficar, aproveite para incluí-las em sua empresa já em 2020.

1. Criação de Podcast 

O podcast já é um velho conhecido dos amantes da internet, já se ouvia um leve burburinho a se respeito em meados de 2008, mas seu crescimento estrondoso veio mesmo em 2019, com o Brasil assumindo a vice liderança entre os países que mais consomem podcasts, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, segundo uma pesquisa do Podcast Stats Soundbites.

A plataforma muito se assimila a um programa de rádio, uma vez que seu formato quase sempre é de um debate ou entrevista, a diferença está no fato de que um podcast pode ser ouvido quando e quantas vezes o telespectador desejar.

O  podcast se tornou um  veículo de informações extremamente importante dentro de nossas rotinas corridas, levando conteúdo enquanto estamos indo ao trabalho, na academia ou preparando o jantar. Mas você sabe como incluir o podcast na estratégia de marketing da sua empresa?

Sempre que falamos de Marketing de conteúdo, muitos entendem que a única forma de aplicá-lo é através de textos, mas não, o conteúdo pode vir de diversas formas e a produção de áudio é uma delas.

2. Telegram

O Telegram em muito se assemelha ao WhatsApp, no entanto, suas funcionalidades mais atrativas e grupos sem limites de participantes, foi o que chamou atenção de seus usuários. O novo queridinho dos infoprodutores foi uma forte tendência no ano de 2020 e tem tudo para continuar no ranking em 2021.

Com a ajuda do Telegram você pode criar para sua empresa uma comunidade altamente engajada, com uma taxa de entrega de conteúdo de quase 100%.

3. Bots

Os bots estão realmente em todo lugar. A perspectiva de aumento anual deste mercado é de 24% até o ano de 2025.

Há alguns anos os bots estão presentes em grandes mídias sociais e portais de empresas multinacionais. O atendimento dos tais robozinhos é tão eficaz, que pode até mesmo ser confundido com o de um operador humano.

Os bots são capazes de criar orçamentos, passar informações e efetuar vendas. No entanto, seu principal benefício está na personalização do atendimento. A empresa pré determina uma lista de perguntas e respostas e de acordo com os dados coletados durante a conversa, a programação é direcionada fazendo com que o cliente avance através do funil de vendas.

4. IGTV

A plataforma de vídeos do Instagram inovou nossa forma de consumir vídeos pelas redes sociais. Agora, com a possibilidade de postar vídeos de até 1 hora, criadores de conteúdo e seus seguidores estão conectados de uma forma simples e interativa, entrando em conflito com o gigante Youtube. Com funcionalidades como o popular "arraste para cima", links e CTA's, os conteúdos produzidos fazem com que o expectador aumente a interação com a marca.

Essas são algumas das tendências que chegaram como uma promessa no ano de 2020 e se consolidaram, mostrando-se ferramentas eficazes. No entanto, vamos com calma, antes de decidir se jogar em uma nova plataforma é preciso saber se a mídia conversa com o seu público alvo e combina com o perfil da sua empresa. Se tudo estiver conversando, as plataformas digitais são a melhor forma de engajar e fidelizar seus clientes.